O templo Parténon foi um dos grandes templos em Atenas, construído por volta de 447 a.c. na acrópolo de Atnas, e inaugurado a 432 a.c. Este templo é um das mais conhecidas construções gregas antigas, pois foi reconstruído sobre estruturas já existentes, no tempo de Péricles,
para celebrar a vitória contra os Bárbaros. Pretendia ainda simbolizar a
hegemonia de Atenas sobre as restantes cidades gregas no que se refere à
cultura, à capacidade naval, ao comércio e à política em que se destacava a sua
organização democrática. Esta construção
assinala o apogeu da arquitectura grega, sendo o edifício mais
carismático e esbelto e o maior templo da Grécia Antiga, e demorou 11 anos
(447-436 a.C.). Os artistas que se destacaram na sua construção
e decoração foram o escultor Fídias e os arquitectos Íctino e Calícrates.
- CARATERÍSTICAS:
É um templo
dórico, cujas colunas têm um capitel geométrico e muito simples, em forma
de almofada. É ainda períptero, por ter colunas a toda a volta, e octástilo
pois possui oito colunas na fachada anterior, de entrada, e posterior, e
dezassete - o dobro mais uma - nas fachadas laterais; assenta sobre uma
plataforma com três degraus e possuia uma rampa de acesso.
O edifício é
rodeado por uma colunata que ladeia o peristilo, suporta a arquitrave, o friso
e a cornija e que lhe confere um carácter particular, onde se une força,
robustez e elegância.
O seu corpo
central é dividido em três espaços: o pronaos, o naos ou cella,
que continha a estátua criselefantina (feita em ouro e marfim) de 12 metros de
altura, da deusa Atena Parteno, executada por Fídias, e o opistódomos. O pronaos e o opistódomos abrem-se sobre um pórtico interno
com seis colunas.
A cobertura
do templo era feita por um telhado de duas águas, que formava os frontões
triangulares que eram preenchidos por relevos. Era decorado com cores vivas
tais como o vermelho, o azul e o dourado e foi construído em mármore branca que
com o tempo adquiria um suave tom dourado.
Toda a estrutura do templo do Pártenon pode ser lida de uma
maneira significativa: o povo eram as colunas; o conjunto dos pórticos
de entrada, encimados pelo frontão e colocados paralelamente, funcionavam como órgãos
do tear, que era o símbolo de todos os lares gregos; e, por último, o
engrossamento das colunas, provocado pela entasis, sugerem visualmente
as velas de um barco insufladas pelo vento, que simbolizam o poder bélico e
económico de Atenas.
Sem comentários:
Enviar um comentário